Sites Grátis no Comunidades.net

 

 


Adquira os nossos produtos
(Clique sobre a Imagem)

 

 

Volte Sempre!



Total de visitas: 32519
Dia Especial
Dia Especial

Um Dia Especial a Santa Maria de Jetibá
(Visita para a propriedade do Sítio Rossmann)
 
 
No dia 4 de outubro de 2009 a Comunidade de Santa Maria de Jetibá teve a grata satisfação de celebrar o culto de batismo das crianças Enzo Schultz Flegler, filho de Alvina e Haller Flegler; Yasmin Schwambach Eggert, filha de Eliana e Gerson Eggert; Lara Paula Plaster Gonçalves, filha de Gerliana e Gilberto Gonçalves; Saory Mariano Hammer, filha de Andréia e Wallas Hammer; Cássio Holz, filho de Fabiana e Charles Holz; e Luara Kumm Binow, filha de Fabiana e Edson Binow. Os batismos foram oficiados por mim, Pastora Marli Hoffmann Gaede. Neste culto também tivemos a honra de receber autoridades eclesiásticas da IECLB e da Igreja Luterana da Baviera – Alemanha.

Um dos vários grupos de canto da comunidade local conduziu os cânticos com muito entusiasmo. O coro de trombones de Santa Maria de Jetibá teve a alegria de receber componentes do coro de trombones de Rio das Pedras, formando, assim, um grande grupo. Agradecemos aos trombonistas pela importante participação nesta celebração. A Igreja estava completamente cheia de fiéis membros e de visitantes.

A delegação de autoridades da IECLB e da Igreja da Baviera teve um encontro em Vitória durante a semana que antecedeu o culto. Tratou-se de uma consulta sobre temas importantes que dizem respeito às duas Igrejas. Esta consulta realiza-se de dois em dois anos e, desta vez, foi realizada aqui no Brasil. Um dos temas foi o aquecimento global. A Igreja deve tomar uma posição clara a respeito da questão ambiental. Somos responsáveis pela preservação da criação de Deus. As catástrofes naturais que vêm ocorrendo ultimamente são causadas pela ação irresponsável do ser humano. No encontro em Vitória o invólucro do globo terrestre que suporta a vida em nosso planeta foi comparado à fragilidade da casca de uma maçã. Fez parte do programa da delegação a participação de um culto em uma das comunidades do nosso Sínodo. A pedido da coordenação da consulta, esta participação ocorreu em nossa Comunidade. A delegação chegou a Santa Maria de Jetibá no sábado à tarde. Ainda houve tempo para uma visita ao sítio ecológico do Sr. Admir Rossmann, onde, entre outros, se produz café orgânico. 

  
Dr. Milton Laske, P. Dr. Nestor Paulo Friedrich e P. Sin. Osmar Lessing

As autoridades da IECLB presentes no culto foram: Dr. Milton Laske, Presidente do Conselho da Igreja; Pastor Dr. Nestor Paulo Friedrich, Secretário-Geral da IECLB; P. Sinodal Lauri Becker, do Sínodo Mato Grosso e o P. Sinodal Osmar Lessing, do Sínodo Espírito Santo a Belém.

Integrantes da comitiva da Igreja da Baviera e da IECLB


As autoridades da Igreja da Baviera foram: Dra. Dorothea Deneke-Stoll, Presidente do Conselho Diretor; Pastor OKR Michael Martin, Coordenador do Setor de Ecumene e Vida Eclesiástica; Dra. Susanne Henninger, jurista responsável pelo acompanhamento jurídico do Setor Ecumene e Vida Eclesiástica; Pastor Hans Zeller, responsável pelo Setor da América Latina e Sra. Dorothea Droste, responsável pelo Setor de Projetos no Exterior.

Pa Marli Hoffmann Gaede e Pastor OKR Michael Matin


O Pastor OKR Michael Martin fez a pregação, em língua alemã. O Pastor Dr. Nestor Friedrich fez a tradução para o português. Sua prédica esteve baseada em Lucas 4.16-21. De acordo com o texto, Jesus, num certo sábado, quando participava de uma celebração na sinagoga de Nazaré, fez a leitura do texto do Isaías 61.1-2 (“O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo”). Após esta leitura, Jesus disse: “Hoje se cumpriu o trecho das Escrituras Sagradas que vocês acabam de ouvir”. Sim, hoje se concretizou a palavra profética. O novo mundo de Deus está acontecendo. A boa nova é anunciada aos pobres, àqueles que são perdedores no processo da globalização, àqueles que não sabem como sobreviverão no dia seguinte por não terem água potável nem um pedaço de pão, àqueles que estão sem emprego. Os presos estão livres, os cegos vêem, os desanimados são consolados. O novo mundo de Deus está aberto. Mas a realidade mostra que estamos muito longe deste mundo anunciado por Deus. Ainda há muita desigualdade social: os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Há ganhadores e perdedores. Se olharmos os acontecimentos que regem o mundo será que podemos dizer que a palavra de Deus se cumpriu? Ou será que temos que esperar por um mundo melhor? Temos que observar atentamente e veremos que há vestígios de um novo mundo de Deus, sim. No centro de São Paulo a comunidade luterana faz um trabalho de acolhida aos moradores de rua. As portas da igreja são abertas para eles uma vez por semana e recebem acolhida e cuidado. No Rio de Janeiro a comunidade luterana mantém uma creche onde as crianças da favela e as crianças dos membros da comunidade se misturam e onde as crianças pobres recebem comida, vestimenta e instrução. Isto é sinal do novo mundo de Deus em nosso meio. Em Belém do Pará a igreja luterana cuida de pessoas em uma favela, na Vila da Barca. Ali também o novo mundo de Deus está acontecendo. Também em Santa Maria de Jetibá há sinais do novo mundo de Deus. O Pastor OKR Michael Martin encerrou sua pregação dizendo. “Pois hoje se cumpriu a palavra de Deus. Uma palavra que arrebata e que não nos larga mais; uma palavra cheia de poder e de força, que nos coloca em movimento. Com Jesus Cristo, esta palavra veio ao nosso mundo. Podemos respirar aliviados. Não precisamos nos deixar desanimar pelas antigas experiências. Temos novas chances de vida. Pois hoje se cumpriu esta palavra aos nossos ouvidos. Amém”. 

Após o culto, a comitiva seguiu até o Sítio Vale Verde para um delicioso almoço, preparado pela família Flegler.

 

Pa. Marli Hoffmann Gaede
Fotos: Jair Schulz

 

Mais informações no Portal Luteranos da IECLB (Clique aqui)