Adquira os nossos produtos
(Clique sobre a Imagem)

 

 

Volte Sempre!



Total de visitas: 29998
Secagem e beneficiamento do Café Orgânico
Secagem e beneficiamento do Café Orgânico

 

Secagem do Café Orgânico:

 

Existem duas maneiras para se secar o café: num terreiro (conhecido por secagem via natural) ou utilizando um secador mecânico.

 

No Sítio Rossmann, depois da lavegem e descascamento, o café e levado para secagem no terreiro suspenso. A vantagem é que, além da passagem do sol, estrutura suspensa permite passagem do vento. Esse tipo de terreiro reduz em 30% o tempo de secagem do café. A tela dura até dez anos, se for retirada e guardada depois da secagem.

 

O resultado da secagem conferiu à bebida melhor sabor e aroma. inclusive reduzindo o preço de custo de produção.

 

Outra opção no sítio, é o terreiro de cimento, que deve ser construído em uma topografia plana. Os grãos são espalhados no chão em camadas finas e revolvidos freqüentemente. A secagem é feita pelo sol e, a medida que os grãos vão secando, engrossa-se a camada em exposição até atingir o ponto ideal de umidade (cerca de 11%).

 

 

 

Beneficiamento do Café Orgânico:

O processo de beneficamento consiste de quatro etapas: a pré-limpeza, a catação de pedras, o descascamento e a classificação.

Resumidamente, neste processo,  retira-se impurezas e separa-se os grãos de café da polpa seca, deixando-o pronto para a comercialização.

O ideal é realizar o beneficamento próximo à comercialização. O café em côco, quando armazenado em ambientes frescos e temperaturas em torno de 20°C, mantém suas características durante meses.

 

 

 

 (volte para a pagina anterior)