Adquira os nossos produtos
(Clique sobre a Imagem)

 

 

Volte Sempre!



Total de visitas: 31555
Tipos de café
Tipos de café

Tipos de Café

Grãos de café torrado: os grãos são torrados, mas não moídos. Este produto é muito utilizado no preparo de café espresso.
Pó de café: este produto é torrado e moído, possuindo diferentes graus de moagem que vão determinar o uso para coador ou espresso.
Café solúvel: o café solúvel ou café desidratado é o produto resultante da desidratação do café solubilizado em água.
Café aromatizado: café com adição de aroma
Café Gourmet: café com qualidade superior, proporcionado por diferenciais que vão desde o cultivo até o preparo da bebida.
Café Orgânico: produzido em lavouras que não fazem o uso de agrotóxicos e adubos químicos de alta solubilidade,os quais são substituídos por produtos de matéria orgânica animal e vegetal. Além dos aspectos agronômicos e ecológicos, a produção orgânica atende aspectos sócio-econômicos.
Café descafeinado: café que contém no máximo, 3% de cafeína. A extração da cafeína é feita nos grãos verdes do café, antes da torrefação.

OBS.: Os tópicos destacados em vermelho, são processados no Sítio Rossmann.

 

 

O preparo do café

  • Fitragem: Se você é adepto do tradicional cafezinho, não existe preparação mais brasileira que a filtragem. Neste processo despeja-se a água quente ( sem ferver) dentro de um coador de pano ou de papel com café Romavary.

  • Percolação:  Para a percolação, utiliza-se a moka ou cafeteira italiana, um aparelho parecido com um bule e que possui três divisões internas. No centro, deve-se colocar o café Romavary; na parte inferior despeja-se água e leva ao fogo. A água ao ferver, entra em ebulição e preciona o café líquido para a parte superior do aparelho.

  • Pressão: O preparo por pressão, conhecido como café espresso, deve ser feito de preferência com grãos recém moídos. Sua torra deve ser de média à clara para preservar os óleos aromáticos. O café é colocado em filtro sob pressão da água a 90° C durante cerca de 30 segundos.

 

 

Tipos de Moagem e Torra:

  • Moagem:

Fina: tipo de moagem própria para café filtrado ( papel ou pano) e armazenado em garrafa térmica ou cafeteira.
Média: processo desenvolvido para o café espresso, pois o café é extraído sob pressão, exigindo assim uma moagem mais grossa  para se atingir a concentração adequada da bebida. 
Grossa: utilizada no preparo por percolação ou prensagem.

  • Grau de torra:

Clara: possui acidez acentuada, aroma e sabor suave, pouco amarga. Ideal para café espresso.
Média: café encorpado, com acidez e aroma acentuados. Ideal para ser utilizado em filtragem ( pano ou papel).
Escura: menor acidez, sabor amargo acentuado e pouco encorpado, resulta em uma bebida mais escura.

 

 

(volte para a página anterior)