Café Aloe Vera
O Café Aloe vera surgiu como uma oportunidade no ano de 2020 na qual se teve a ideia de utilizar a planta Aloe vera, já processada e certificada orgânica, no processo de pos-processamento do café.
Mas o porque disso, qual o objetivo? O Espírito santo, principalmente na região de montanha, contém uma umidade elevada, que acaba atrapalhando na secagem dos grãos, que aos dias nublados podem acabar "mofando" pela umidade alta e baixa luminosidade de sol.
Ai que a Aloe Vera entra, ela atua como um revestimento orgânico de conservação e proteção antifúngica e anti bactéricida, para que o café mantenha sua qualidade mesmo nos dias mais nublados.
A Aloe Vera liquida é adicionada junto com o café logo após ser descascado, ficando de molho na água por algumas horas, depois retirado e levado ao Terreiro suspenso para iniciar a secagem.
Mas, a aloe vera não deixa gosto ruim no café? Não, pois todos os cafés depois são avaliados por um desgustar profissional, e o resultado é que não se sente gosto de "Aloe vera" no café. Seria um sensorial comum, mas como a Aloe vera protegeu os grãos, eles mesmos próprios conferem um sensorial melhor, com pontuação melhor, chamada fermentação induzida.